quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sejam Bem Vindos !!!

Sejam Bem Vindos !!!

Colegas de Sala.


Este Blog de intenção em forma uma comunidade, afim de nós (alunos) trocarmos idéias, participarmos em postagens e colaborarmos para acrescentar informações sobre o tema Números Racionais que o Professor Nilson passou em sala de aula. 

 

 Vamos lá, não vamos perder tempo...

Contamos com a presença de todo a Galeraaaaaa da Salaaaaaaaa.

 

Até mais.....

 

Objetivos de Aprendizagem

Olá Colegas !!!

Este Blog tem a intenção de criar um Ambiente de Aprendizagem Participativa e Colaborativa entre os alunos do Ensino Fundamental II na Disciplina de Matemática, falaremos da matéria Números Racionais.

Abaixo segue nosso Projeto. Espero que vocês gostem ....


Título do Projeto



 O uso do Blog como Ferramenta de Aprendizagem dos Números Racionais.


Nome do aluno: NILSON DAL MASO
Objetivo do objeto de aprendizagem:

Objetivos Gerais

Este presente trabalho visa apresentar os Objetivos de Aprendizagem dos  Números Racionais como o auxílio do uso da ferramenta da Web 2.0, ou seja, o Blog aos alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II com faixa de idades entre 12 a 13 anos. E incentivar a colaboração, interação e participação no Blog com o propósito de auxiliar no seu processo de ensino aprendizagem.

Objetivos Específicos

Pretende-se que esse Blog auxilie o aluno:

  • Compreender como surgiram os Números e sua importância em seu cotidiano;

  • Ter uma visão sobre a construção dos Números Racionais baseados em fatos históricos;

  • Pesquisar sobre os Números Racionais em livros, revista e Internet;

  • Estudar suas aplicações no dia a dia;

  • Desenvolver habilidades de operações com Números Racionais;

  • Interagir com os colegas suas experiências e aplicações;

  • Apresentar a Ferramenta da Web 2.0, ou seja, o Blog como função de Ensino Aprendizagem;

  • Estimular seu raciocínio a produzir, pesquisar e postar seus trabalhos e pesquisas no Blog;

  • Mostrar os alunos a importância de realizarem trabalhos em grupos ou individuais;

  • Incentivar o uso do Computador em sala de aula para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes aos alunos;

  • Desenvolver habilidades cognitivas no Ensino dos Números Racionais;

  • Acompanhar os alunos em sua evolução de aprendizagem no Ensino dos Números Racionais.


Link do objeto de aprendizagem: http://informaticaedu2uff.blogspot.com.br/

domingo, 13 de maio de 2012

Números Racionais

Números racionais
  
Racionais Positivos e Racionais Negativos
O quociente de muitas divisões entre números naturais é um número racional absoluto. Números racionais positivos e números racionais negativos que sejam quocientes de dois negativos que sejam quocientes de dois números inteiros, com divisor diferente de zero.
      
Números Racionais Positivos
Esses números são quocientes de dois números inteiros com sinais iguais.
        (+8) : (+5) 
                    (-3) : (-5) 
Números Racionais Negativos
São quocientes de dois números inteiros com sinais diferentes.
        (-8) : (+5)
                    (-3) : (+5)
Números Racionais: Escrita Fracionária têm valor igual  e representam o número racional . Obs.: Todo número inteiro é um número racional, pois pode ser escrito na forma fracionária: Denominamos número racional o quociente de dois números inteiros (divisor diiferente de zero), ou seja, todo número que pode ser colocado na forma fracionária, em que o numerador e denominador são números inteiros.

Conjunto dos números racionais

O conjunto dos números racionais é uma ampliação do conjunto dos números inteiros.  O conjunto formado pelos números racionais positivos, os números racionais negativos e o zero são um novo conjunto que chamamos de conjunto dos números racionais e é representado por Q. O conjunto de Q é uma ampliação do conjunto Z.

    Outros subconjuntos de Q:
  • Q* é o conjunto dos números racionais diferentes de zero;
  • Q+ é o conjunto dos números racionais positivos e o zero;
  • Q- é o conjunto dos números racionais, negativos e o zero;
  • Q+* é o conjunto dos números racionais e positivos;
  • Q-* é o conjunto dos números racionais negativos.
Operações com números racionais

Para simplificar a escrita, transformamos a adição e subtração em somas algébricas. Eliminamos os parenteses e escrevemos os números um ao lado do outro, da mesma forma como fazemos com os números inteiros.


Multiplicação e divisão

Na multiplicação de números racionais, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como é mostrado nos exemplos abaixo: Na divisão de números racionais, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.
    
Potenciação e radiciação

Na potenciação, quando elevamos um número racional a um determinado expoente, estamos elevando o numerador e o denominador a esse expoente, conforme  os exemplos abaixo: Na radiciação, quando aplicamos a raiz quadrada a um número racional, estamos aplicando essa raiz ao numerador e ao denominador.
   

História dos Conjuntos Numéricos

Os Números
A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. E a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, aludem conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas. Sem esquecer que a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.

Os números racionais
Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse. 0 13 35 98 1.024 3.645.872 Como estes números foram criados pela necessidade prática de contar as coisas da natureza, eles são chamados de números naturais. Os números naturais simplificaram muito o trabalho com números fracionários. Não havia mais necessidade de escrever um número fracionário por meio de uma adição de dois fracionários, como faziam os matemáticos egípcios. O número fracionário passou a ser escrito como uma razão de dois números naturais. A palavra razão em matemática significa divisão. Portanto, os números inteiros e os números fracionários podem ser expressos como uma razão de dois números naturais. Por isso, são chamados de números racionais. A descoberta de números racionais foi um grande passo para o desenvolvimento da Matemática.

De acordo com o site: http://upf.tche.br